Chichén Itzá foi uma grande cidade pré-colombiana construída pela civilização maia no final do período clássico.
Acima de tudo, foi um polo urbano importante dos maias na planície norte no início e final do período clássico, e também no início do período pós-clássico. Portanto, o local exibe vários estilos arquitetónicos, reminiscentes dos estilos vistos no México central. Acreditava-se que a presença de estilos desta região era sinal da migração direta ou mesmo da conquista do México central, mas a maioria de interpretações contemporâneas veem a presença destes estilos não maias mais como o resultado da difusão cultural.
Chichén Itzá está localizada no leste do estado de Yucatán, distante aproximadamente 80 km da costa caribenha. É pois, composta por diversas sacbeobs (estradas elevadas) espalhadas pelos seus 15 km², sendo possível observar um terreno pouco acidentado, graças a nivelação feita na sua composição original. O local é ainda cercado por diversas fontes e pequenos rios.
A cidade de Chichén Itzá foi abandonada em 670 d.C. e reconstruída 300 anos mais tarde, quando se tornou o centro da cultura maia e a cidade mais importante do nordeste de Yucátan.
Chichén Itzá é um dos sítios arqueológicos mais visitados do México. Estima-se que só no ano de 2007 recebeu cerca de 1.2 milhões de visitantes.
Como resultado, essa popularidade muito se deu graças à eleição de Chichén Itzá como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo. Esse título foi abraçado pelo governo e pelas agências de turismo locais, resultando assim numa grande quantidade de publicidade para impulsionar o turismo local.
Acompanha sempre o nosso Blog, e conhece mais maravilhas do mundo!
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.